GIRLSPT.COM - Cursores Animados
A Magia do Espelho: Mosaicos

A Magia do Espelho

Espaço para devaneios, reflexões, desabafos, dicas culturais e otras cositas más

Mosaicos


Um dia você acorda e se depara com uma bela obra de arte, não um quadro pintado por Picasso ou Salvador Dalí, mas um mosaico aparentemente rústico e sem sentido que foi construído com paciência, e quase que silenciosamente, ao longo de alguns anos sem que você percebesse.


Esse mosaico parece ser diferente dos outros. E realmente é. Existe nele algo de mágico, algo difícil de explicar e de entender, mas você quer entender como algo assim foi construído. Então você o observa com todo cuidado e percebe que apesar de o resultado final ser lindo, o mosaico é feito por peças dos mais variados tipos: cada uma possui uma cor específica, algumas têm tamanho maior e outras possuem formas completamente diferentes.


Olhando mais de perto, você percebe que algumas pecinhas estão bem próximas, quase como uma única peça, enquanto outras estão mais afastadas das demais. Percebe também que em alguns pontos já não existem peças, apenas o espaço e a marca que revelam que um dia esteve ali uma pecinha que teve sua devida importância e, apesar de deixar o mosaico incompleto, deixou para sempre nele a sua marca.


Após sentir o impacto inicial da beleza do mosaico, você agora pára para analisar cada pecinha que o forma e se dá conta que cada uma delas é individual, possui peculiaridades e histórias. “De onde vieram? O que já viveram? Como chegaram até aqui?”. Mas elas não saberiam dizer, pois esse mosaico não foi construído de forma consciente, nem por uma única pessoa. Ele se formou aos poucos e foi tomando o seu espaço, como uma bela flor que brota em lugares inesperados sem que ninguém nunca saiba de onde nem como surgiu.


Alguns grupos de amigos são como mosaicos: embora formados por pessoas completamente diferentes, elas se unem por algum motivo muitas vezes alheio a elas e se tornam amigas, ainda que não consigam perceber isso. Existem as “peças” alternativas, as politizadas, as patricinhas, as que seguem determinada religião, as amam arte, as que não estão nem aí para a moda e as que não conseguem viver sem acompanhar as tendências da moda.


Dentro do "mosaico das amizades", existem as “peças” mais semelhantes que formam pequenos núcleos, existem aquelas mais diferentes e que ficam um pouco isoladas, e também existem aquelas que passaram muito rápido pelo grupo e que jamais voltarão, mas que deixaram sua marca para sempre. Apesar de tudo isso, fazem todas parte de um mesmo grupo.


Pode ser que hoje você não consiga enxergar muitos mosaicos que existem à sua volta, mas, se você se deixar sentir mais a vida e as pessoas, um dia você perceberá que nem todas as amizades são feitas apenas por afinidades, vai se lembrar, quase sem querer, do sorriso ou de uma frase pronunciada por aquela pessoa que parecia não ter o menor sentido na sua vida e vai perceber que ela também fez a diferença para você ser o que é hoje.


Talvez um dia você aprenda a superar a barreira dos pré-conceitos, se aproxime daquela pecinha bem distante do mosaico e descubra o quanto ela é especial. Talvez um dia você perceba que somos todos seres diferentes, mas que existe algo maior, algo não muito fácil de explicar, que acaba unindo fortemente o que antes parecia impossível de unir. Então, talvez você consiga enxergar no que antes parecia uma imensa bagunça de “peças-pessoas” um conjunto unido e harmonioso e seus olhos apreciem a mais bela obra de arte já viram.





1 comentários:

Unknown 19 de setembro de 2007 às 10:45  

amore, achei lindo =)
vc é uma pecinha que tá bem pertim, viu?
mil bjos e boa sorte com a mono :/

Vale a pena ler de novo

  • A lição final
  • A sangue frio
  • Crônicas de Nárnia
  • George e o segredo do Universo
  • O caçador de pipas
  • O Pequeno Príncipe

Ache aqui:

Seguidores