GIRLSPT.COM - Cursores Animados
A Magia do Espelho: "É preciso escolher: Tigrão ou Bisonho?"

A Magia do Espelho

Espaço para devaneios, reflexões, desabafos, dicas culturais e otras cositas más

"É preciso escolher: Tigrão ou Bisonho?"

Acabei de ler, neste exato momento, as últimas páginas do livro "A lição final" e posso dizer, com certeza, que não sou a mesma pessoa que começou a ler o livro. A história de Randy Pausch, o modo como lidou com a doença, como manteve a alegria de viver e o equilíbrio emocional para tomar providências que tornassem menos sofrida a vida da mulher e dos filhos após a sua morte... Tudo isso me ensinou muito.

Sim, é realmente difícil ensinar os outros a viverem as suas vidas e acho mesmo que não existe uma receita para isso, no entanto, faço das palavras de Randy as minhas: "As muralhas existem por algum motivo. E uma vez que você as galgou - mesmo com a ajuda de alguém -, é útil contar aos outros como conseguiu". Acredito que as experiências do outros são muito úteis para que a gente escolha o modo como viveremos a nossa vida.

Gostaria de dizer tantas coisas sobre esse livro, mas ainda não consegui organizar bem as idéias. Mas posso dizer que jamais saberei exatamente o que Randy e a família dele passaram e que também não sei como reagiria se fosse comigo. Contudo, em alguns momentos me imaginei como ele, como sua esposa, como seus filhos. Imaginei a tristeza que eles sentiram ao terem seus sonhos interrompidos, como os filhos dele reagiriam, anos depois, ao lerem as cartas que ele deixou e assistirem aos vídeos que ele gravou, como a mulher dele criaria sozinha os três filhos pequenos... Enfim, tantas coisas. Tantas histórias, lições e sentimentos relatados por uma pessoa comum que teve um "problema de planejamento" e viu sua vida mudar completamente.

Randy foi Tigrão até o fim, encarou seu triste diagnóstico da forma mais positiva e realista possível, se esforçando ao máximo para permanecer vivo e, ao mesmo tempo, reconhecendo as limitações da medicina e fazendo o possível para tornar a vida dos seus entes queridos o mais tranquila possível após a sua partida. Ele não deixou a tristeza dominá-lo, não se revoltou contra Deus ou nada parecido. Muito pelo contrário. Manteve a alegria de viver e aproveitou ao máximo seus últimos meses de vida.

"Felizmente", Randy não foi atropelado por um ônibus ou morreu em um acidente de carro, como ele mesmo comenta. Assim, teve tempo para tomar as providências necessárias e deixar para seus filhos conselhos que ele lhes daria nos próximos anos se estivesse vivo. Ao fazer isso, Randy fez com que a sua passagem pela Terra não fosse um mero acontecimento e deixou uma grande lição não apenas para seus filhos, mas para milhares de pessoas.


SERVIÇO:

A Lição Final
Autores: Randy Pausch com Jeffrey Zaslow
Preço médio: R$ 15,90

3 comentários:

Janaína Bento 23 de janeiro de 2009 às 10:33  

O Randy era totalmente Pollyana, via sempre o lado positivo das coisas....
Estou me interessando por essa história...

Bjs.

Guilherme 23 de janeiro de 2009 às 12:28  

Dháfine, dos meus amigos acho que você é a mais madura, a que sempre trouxe as melhores palavras. Num momento como esse, estar longe de você é meio que uma perda. Hoje tôo assim, meio melancólico, tem uma semana de ausência física, de distância de você. Mas amiga, não esquece que aqui dentro guardo as mais lindas lembranças duma amizade sem prazo de validade. Quando leio tuas lindas palavras na resenha do livro só me restar chorar um pouco. Saudade para valorizar meus queridos, saudade para não esquecer. Vou comprar hoje esse livro e lembrar de você em cada página. Te amo. Gui

Dháfine Mazza 23 de janeiro de 2009 às 18:30  

Gui, muito orbigada por suas palavras, eslas tb me emocionaram muito...
Sinto sua falta, mas espero vê-lo em breve p te dar um abraço bem demorado e fofocarmos sobre suas experiências.
Te amo infinitamente!

Vale a pena ler de novo

  • A lição final
  • A sangue frio
  • Crônicas de Nárnia
  • George e o segredo do Universo
  • O caçador de pipas
  • O Pequeno Príncipe

Ache aqui:

Seguidores