GIRLSPT.COM - Cursores Animados
A Magia do Espelho: Queremos notícias de qualidade!

A Magia do Espelho

Espaço para devaneios, reflexões, desabafos, dicas culturais e otras cositas más

Queremos notícias de qualidade!

Na correria diária, são raras as vezes que podemos ler com calma os jornais. Normalmente procuramos nos manter atualizados de forma rápida e prática. Assim, a Internet tornou-se um dos principais meios de se manter informado sobre o que está acontecendo no mundo. Contudo, é preciso lembrar que rapidez e praticidade não quer dizer que as notícias devem ser mal escritas. O leitor exige qualidade da informação, tanto na apuração do conteúdo quanto na escrita.

Gosto de olhar o G1 porque é um site que é atualizado com muita frequencia, mas o desprezo deles pelo trato da notícia me irrita. É mais do que comum as notícias conterem frases confusas e erros de português e de digitação. Errar uma vez ou outra a gente até deixa passar, afinal, todos podem errar, principalmente na pressa para dar um "furo de reportagem", mas todo dia é dureza. Fico imaginando quem são as pessoas que escrevem essas notícias. Se forem jornalistas, devem ter se formado em uma universidade mais do que pé-de-chulé. Confesso que às vezes fico com medo de ficar burra lendo essas notícias. Não fosse o fato de o G1 atualizar rapidamente as notícias, eu já teria deixado de acessá-lo a muito tempo.

Vejamos alguns exemplos:

1- Os investigadores trabalham com a hipótese de vingança, já que Robson Douglas Tempesta, empresário do ramo de eventos, respondia a alguns processos por dívidas não pagas e estelionato antes de ter sido morto (será que ele poderia responder a processos por dívidas não pagas e estelionato depois de morto?). Além dele, a mulher Ana Paula, e as filhas de um ano e meio e de oito anos, foram assassinados.

2- O Airbus A-320, havia decolado do aeroporto de La Guardia com destino a Charlotte, na Carolina do Norte. Segundo testemunhas, houve uma explosão (possivelmente causada pelo choque com pássaros) logo após a decolagem, e menos de cinco minutos após sair do chão o avião já pousava na água, de forma estável e sem desespero (é possível um avião cair ou realizar um pouso de emergência "sem desespero"? Talvez o avião não tenha ficado desesperado, mas tenho certeza que os passageiros ficaram).

3- Após o acidente, sobreviventes foram vistos sobre as asas da aeronave, aguardando serem resgatados. Imagens de agências de notícias mostravam barcos já fazendo o resgate dos sobreviventes, e a aeronave afundava aos poucos no rio.
Pouco depois do início dos resgates, um sobrevivente do acidente disse à rede de TV CNN que achava que não havia vítimas, e que todas as pessoas a bordo haviam sobrevivido. Segundo este sobrevivente, momentos antes de o avião se chocar contra o rio, o comandante do voo avisou aos passageiros para se prepararem para o impacto. Segundo a reportagem da CNN, os passageiros que eram resgatados chegavam à terra em boas condições.

4- Investigadores federais disseram nesta sexta-feira (16) que as duas turbinas do avião da US Airways acidentado no dia anterior em Nova Yort não estava no aparelho. Mergulhadores da polícia vão tentar recuperar as peças, que devem estar submersas no Rio Hudson.

Um avião da US Airways fez um difícil pouso de emergência na quinta-feira no rio, após ter tido um problema aparentemente provocado por pássaros tragados pela turbina. - Como assim? Ficou estranho esse segundo parágrafo, totalmente "boiando". A matéria está dando continuidade a outras que falam do acidente, assim, não seria necessário esse segundo parágrafo, pois quem já acompanhou as outras notícias já sabe sobre o que se trata. Se algum leitor não tiver visto as outras notícias, o ideal seria que a pessoa que escreveu a notícia fizesse um pequeno resumo no primeiro parágrafo, como começou a fazer ao informar quando e onde o avião se acidentou, mas ela poderia ter acrescentado a possível causa do acidente.

Por hoje é isso. Vou fazer outras seleções e depois coloco aqui.

0 comentários:

Vale a pena ler de novo

  • A lição final
  • A sangue frio
  • Crônicas de Nárnia
  • George e o segredo do Universo
  • O caçador de pipas
  • O Pequeno Príncipe

Ache aqui:

Seguidores