GIRLSPT.COM - Cursores Animados
A Magia do Espelho: junho 2010

A Magia do Espelho

Espaço para devaneios, reflexões, desabafos, dicas culturais e otras cositas más

Sobre imagens e algumas ideias


O que você vê quando se olha no espelho? Você pode ver o que quiser, mas a autoenganação pode custar caro

Vejo muita gente enchendo aboca para falar que as pessoas deveriam ser mais sinceras e falar mais a verdade. No entanto, quando a gente se depara com alguém que é sincero e que fala a verdade, temos muita dificuldade de lidar com isso, sobretudo quando a verdade da outra pessoa não é aquela que você concorda. Posso ser cheia de defeitos e sei que sou. Mas de um defeito eu sei que estou livre: o de usar máscaras. Não finjo ser o que não sou, gostar do que não gosto, concordar com o que não concordo para agradar a outras pessoas. Quando ajo dessa forma, não é na intenção de agredir ninguém, mas apenas de ser sincera comigo mesma e com as pessoas que convivem comigo.

Como disse, nem todo mundo sabe lidar com a verdade, com a crítica, com a divergência de pensamentos. Alguns se sentem ofendidos porque o mundo não concorda com suas ideias, porque se alguém discorda deles é porque essa pessoa é uma idiota e merece ser punida de alguma forma ou porque, simplesmente, se acham muito superiores aos demais seres humanos, principalmente aos que discordam dele.

Estou aqui para dizer, para quem interessar possa, que NÃO SOU OBRIGADA       a gostar de ninguém, a concordar sempre com os outros, a dizer amém para tudo ou a achar toda ideia imprescindível para o futuro da humanidade. Eu também tenho opinião própria, tenho minhas reclamações, minha forma de lutar e de me expressar, ainda que nem todos concordem, e eu sei que não concordam, ou ainda que eu não esteja certa. Ninguém pode forçar um aprendizado ou amadurecimento a outra pessoa, nem que essa pessoa seja você. Sei ouvir opiniões divergentes e respeitá-las, mas também sei expor as minhas opiniões e rebater aquelas com as quais não concordo. Uma pena que algumas pessoas acham que, por você não concordar com uma opinião que ela tem, você não é um ser humano digno.

O que eu não sei, minha gente, e isso eu não sei mesmo, é ser hipócrita ou fingir apreço por quem eu não tenho. É falar mal de pessoa A para pessoa B, a fim de ganhar a confiança ou simpatia da pessoa B, e depois estar de amorzinho com pessoa A. Todos têm o direito de mudar de opinião. E devem mudar de opinião, mas também devem ser coerentes. Também não sei fingir uma coisa que eu não sou. Não sei dizer que não gosto de uma coisa, quando na verdade gosto, ou o contrário. Não estou sempre certa nas minhas posturas e nas minhas opiniões, e aí que saber ouvir a opinião dos outros é importante, ainda que ela pareça amarga para a gente. Mas não estou disposta a mudar para agradar ninguém. Preciso estar bem comigo mesma para fazer bem felizes as pessoas que realmente importam para mim. Quem gosta de mim, gosta e pronto. E de quem eu gosto, eu gosto. E de quem eu não gosto, não adianta nem tentar...

Quer ser uma boa pessoa? Alguém legal que realmente contribui para melhorar o mundo? Comece exagerando menos no discurso e agindo mais. Comece fingindo menos, e sendo mais você. Comece sendo mais humilde, e humilde de verdade, não apenas nas palavras. Comece sendo mais sincero com as pessoas, ainda que isso lhe custe a antipatia dos outros. Uma coisa é certa, se você quer mudar o mundo, você não vai conseguir fazê-lo sendo uma pessoa falsa, que finge gostar de pessoas e coisas das quais não gosta, que posa de bom moço, que veste uma fantasia de “boa pessoa” para se enganar, enganar os outros e conseguir dormir bem, mas que não respeita o seu próximo. Vamos nos olhar um pouco no espelho e nos vermos como realmente somos, sem máscaras, sem poses, sem vaidades? Vamos virar um pouco para nós o espelho que apontamos para o outro e ver se o que gostamos de criticar nos outros nós também não fazemos? Vamos pensar todos juntos nisso?

Não somos Deuses intocáveis. Somos apenas humanos...






Uma opinião sobre Dunga x Globo

Em época da Copa do Mundo, todo torcedor brasileiro quer dar uma de técnico ou mesmo criticar duramente o verdadeiro técnico da seleção. Não entendo muito de futebol, dessas táticas 2-3, 4-2 ou sei lá mais quantos números usam, mas entendo um pouquinho (só um pouquinho mesmo) dos seres humanos, essas criaturinhas estranhas que adoram criticar seus semelhantes, apontar-lhes o dedo na cara e esfregar bem esfregado tudo aquilo que condenam mais que também fazem.

Nesta Copa, a Toda Poderosa Globo e o "raivosinho" Dunga declararam guerra um ao outro. Insatisfeita por não ter a exclusividade de outros tempos, a Globo está fazendo de tudo para transformar a imagem do Dunga em uma coisa nada bonitinha. Não concordo com o fato de o Dunga ter xingado o jornalista, mas consigo me colocar um pouco na situação dele e ver que ele é tão humano quanto qualquer um de nós, que, apesar do cargo que ocupa, tem as emoções de qualquer ser humano: raiva, rancor, alegria, mágoa etc. Mesmo assim, tem muita gente por aí que enche a boca pra dizer que ele foi mal educado etc. Sim foi. Mas quem nunca foi? Quem, em um momento de insatisfação, nunca xingou o coleguinha? Já outras pessoas dizem que a postura dele não condiz com o cargo que ocupa. Sim, ok. Mas desde quando cargo muda as características de um ser humano?

O fato é que, no meio de tudo isso, me vi defendendo fervorosamente o Dunga. E continuo a defender. Não acompanho de perto o trabalho dele, mas sei que ele entende de futebol e que quer ganhar mais do que ninguém a Copa do Mundo e todas as outras competições de futebol. Assim, convocou os jogadores que ele acredita que fazem a diferença. Também sei que, como já disse, ele é um ser humano e que deve estar cheio dessa imprensa sensacionalista que nós temos. Deve estar cheio da Globo forçando para ter uma entrevista exclusiva, urubusando os jogadores. Deve estar cheio dos jornalistas ficarem dizem: "Fulano não faz gols há tantos jogos", "Sicrano não está bem, mas Dunga continua a usá-lo", "Os jogadores do Brasil brigaram durante treino" etc.

Ainda que o treinador da seleção precise ter equilíbrio emocional para lidar com tudo isso, uma hora a pessoa acaba cansando da imprensa que só busca falhas, que diz que torce pelo Brasil, mas que procura ver defeitos em tudo, fica forçando escândalos etc. Para mim, isso é um absurdo. Sou jornalista e concordo que a imprensa precisa trabalhar para deixar o público bem informado, mas bem informado de quê? Aí depende do veículo de comunicação, dos seus interesses... Me dá nojo ver gente fazendo discursinho de "ah, estamos fazendo um trabalho jornalístico, sério, tudo em nome do público blá, blá, blá", quando, na verdade, fazem apenas o que é interessante para eles.

Parte da imprensa brasileira é tão sensacionalista que, na falta de escândalos e brigas na seleção brasileira, vão especular e criar coisas que não existem nas outras seleções. Como dizer que a Espanha perdeu o primeiro jogo na Copa porque a namorada do goleiro estava trabalhando perto dele no campo. Oi? Só coisa da cabecinha dos brasileiros mesmo....

Enfim, para resumir, estou com o Dunga nessa briga. Novamente, não concordo com o comportamento de xingar os outros, mas avalio a reação dele como a de uma pessoa extremamente cobrada e que ainda tem que lidar com as babaquices de alguns veículos de comunicação. A Globo não tem o direito de ficar urubuzando ninguém e ainda posar de boa moça. Vamos fazer jornalismo, mas jornalismo sério, não um pseudojornalismo que busca prejudicar os outros sob um discurso de ser isento e preocupado com o público.

Tem coisas que só o ego faz por você

Uma boa sugestão para amenizar um dia ruim é dar uma passadinha no EGO e conferir as notícias dos famosos e das subcelebridades. É impossível não dar um sorriso com tantas notícias que mudarão o mundo.

Uma dessas notícias merece um destaque aqui, pois, além de fazer sorrir, me fez refletir sobre a que ponto as pessoas se submetem para manter a "fama" e também sobre o senso do ridículo. Aí vai:

Mulher Melancia vira personagem de 'X-Men' para programa de TV

O resultado dessa transformação não poderia ser outro:

 Um despacho de Avatar mal feito!

Só digo uma coisa: medo!

Vale a pena ler de novo

  • A lição final
  • A sangue frio
  • Crônicas de Nárnia
  • George e o segredo do Universo
  • O caçador de pipas
  • O Pequeno Príncipe

Ache aqui:

Seguidores