GIRLSPT.COM - Cursores Animados
A Magia do Espelho: Uma opinião sobre Dunga x Globo

A Magia do Espelho

Espaço para devaneios, reflexões, desabafos, dicas culturais e otras cositas más

Uma opinião sobre Dunga x Globo

Em época da Copa do Mundo, todo torcedor brasileiro quer dar uma de técnico ou mesmo criticar duramente o verdadeiro técnico da seleção. Não entendo muito de futebol, dessas táticas 2-3, 4-2 ou sei lá mais quantos números usam, mas entendo um pouquinho (só um pouquinho mesmo) dos seres humanos, essas criaturinhas estranhas que adoram criticar seus semelhantes, apontar-lhes o dedo na cara e esfregar bem esfregado tudo aquilo que condenam mais que também fazem.

Nesta Copa, a Toda Poderosa Globo e o "raivosinho" Dunga declararam guerra um ao outro. Insatisfeita por não ter a exclusividade de outros tempos, a Globo está fazendo de tudo para transformar a imagem do Dunga em uma coisa nada bonitinha. Não concordo com o fato de o Dunga ter xingado o jornalista, mas consigo me colocar um pouco na situação dele e ver que ele é tão humano quanto qualquer um de nós, que, apesar do cargo que ocupa, tem as emoções de qualquer ser humano: raiva, rancor, alegria, mágoa etc. Mesmo assim, tem muita gente por aí que enche a boca pra dizer que ele foi mal educado etc. Sim foi. Mas quem nunca foi? Quem, em um momento de insatisfação, nunca xingou o coleguinha? Já outras pessoas dizem que a postura dele não condiz com o cargo que ocupa. Sim, ok. Mas desde quando cargo muda as características de um ser humano?

O fato é que, no meio de tudo isso, me vi defendendo fervorosamente o Dunga. E continuo a defender. Não acompanho de perto o trabalho dele, mas sei que ele entende de futebol e que quer ganhar mais do que ninguém a Copa do Mundo e todas as outras competições de futebol. Assim, convocou os jogadores que ele acredita que fazem a diferença. Também sei que, como já disse, ele é um ser humano e que deve estar cheio dessa imprensa sensacionalista que nós temos. Deve estar cheio da Globo forçando para ter uma entrevista exclusiva, urubusando os jogadores. Deve estar cheio dos jornalistas ficarem dizem: "Fulano não faz gols há tantos jogos", "Sicrano não está bem, mas Dunga continua a usá-lo", "Os jogadores do Brasil brigaram durante treino" etc.

Ainda que o treinador da seleção precise ter equilíbrio emocional para lidar com tudo isso, uma hora a pessoa acaba cansando da imprensa que só busca falhas, que diz que torce pelo Brasil, mas que procura ver defeitos em tudo, fica forçando escândalos etc. Para mim, isso é um absurdo. Sou jornalista e concordo que a imprensa precisa trabalhar para deixar o público bem informado, mas bem informado de quê? Aí depende do veículo de comunicação, dos seus interesses... Me dá nojo ver gente fazendo discursinho de "ah, estamos fazendo um trabalho jornalístico, sério, tudo em nome do público blá, blá, blá", quando, na verdade, fazem apenas o que é interessante para eles.

Parte da imprensa brasileira é tão sensacionalista que, na falta de escândalos e brigas na seleção brasileira, vão especular e criar coisas que não existem nas outras seleções. Como dizer que a Espanha perdeu o primeiro jogo na Copa porque a namorada do goleiro estava trabalhando perto dele no campo. Oi? Só coisa da cabecinha dos brasileiros mesmo....

Enfim, para resumir, estou com o Dunga nessa briga. Novamente, não concordo com o comportamento de xingar os outros, mas avalio a reação dele como a de uma pessoa extremamente cobrada e que ainda tem que lidar com as babaquices de alguns veículos de comunicação. A Globo não tem o direito de ficar urubuzando ninguém e ainda posar de boa moça. Vamos fazer jornalismo, mas jornalismo sério, não um pseudojornalismo que busca prejudicar os outros sob um discurso de ser isento e preocupado com o público.

1 comentários:

Janaína Bento 22 de junho de 2010 às 10:47  

Concordo c/ sua opinião. Ao ínvés de apoiarem o técnico-pois é ele quem entende de futebol e conhece sua equipe- as pessoas ficam procurando meios para diminuí-lo.

Vale a pena ler de novo

  • A lição final
  • A sangue frio
  • Crônicas de Nárnia
  • George e o segredo do Universo
  • O caçador de pipas
  • O Pequeno Príncipe

Ache aqui:

Seguidores