GIRLSPT.COM - Cursores Animados
A Magia do Espelho: Agosto 2008

A Magia do Espelho

Espaço para devaneios, reflexões, desabafos, dicas culturais e otras cositas más

Ônibus em campanha por mais usuários

200 ônibus circulam com propaganda mostrando as vantagens de utilizar o serviço público de passageiros

De acordo com dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), nesses dez anos, foram observadas redução significativa e recuperação do número de usuários. O ano passado, explica o superintendente de Vale Transporte da entidade, Paulo César Vieira, foi de recuperação. “Em 2007, tivemos 24.395.962 passageiros sendo transportados pelo sistema público de ônibus”.

A preferência por este meio de transporte já foi bem maior. Em 1996, 25.647.632 pessoas utilizaram o sistema.Objetivando resgatar o usuário para o transporte público, o Sindiônibus iniciou no fim de julho a campanha “Vá de ônibus”, que procura atrair a população. Para isso, informa Paulo César, na primeira etapa, 200 ônibus trafegam com propaganda na traseira. São quatro tipos de peças, todas chamando a atenção do usuário para as vantagens do sistema e motivando a preferência pelo transporte público. Uma, em especial, procura orientar o estudante para que ele coloque créditos na sua carteira para evitar usar dinheiro dentro do ônibus. Outra peça informa que os carros ocupam, em média, oito vezes mais espaço do que os ônibus para transportar o mesmo número de pessoas.De acordo com a Empresa de Transportes Urbanos de Fortaleza (Etufor), a frota de ônibus circulando na Capital é de 1.670 veículos, operando em 222 linhas. A meta do Sindiônibus é ampliar o número de carros trafegando com peças da campanha em setembro.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Gente, diante dessa notícia a primeira coisa que me ocorrer é "o que esse povo tá pensando? Estão doidos ou o quê?". Todo mundo sabe que o transporte público em Fortaleza é um caos geral e não é com campanha publicitária que eles vão conseguir atrair mais usuários.

Embora as vantagens sejam inúmeras, os constrangimentos causados pelo transporte coletivo afastam qualquer possibilidade das pessoas que têm outra opção de transporte utilizarem os ônibus.

Conheço bastante o transporte coletivo da cidade, pois, apesar de hoje utilizá-lo bem menos, passei quatro anos pegando oito ônibus por dia e posso garantir que é um verdadeiro inferno!!!!!!!!! Alguns ônibus são mais do que lotadíssimos, daqueles que se você tirar o pé do chão não encontrará mais lugar para colocá-lo de novo, onde a "união" é tão grande que é possível sair de dentro deles grávida.

Até hoje nunca ouvi um único elogio ao transporte coletivo, que tem como principais usuários trabalhadores e estudantes que têm horários a cumprir e que muitas vezes não conseguem por causa da superlotação dos ônibus. A cena é a mesma todos os dias e se repete há vários e vários anos: lotação, desrespeito e estresse.

Para dar um exemplo, meu trabalho ficava a apenas 3 minutos da minha casa, mas se eu quisesse chegar no horário certo (8h) ou pelo menos perto dele, eu tinaha que estar na parada de ônibus antes das 7h, esperar passar uns dez ônibus lotados, sem espaço para uma mosca, e subir em um menos lotado que desse pelo menos para eu atravessar da porta traseira para a dianteira e conseguir descer, com sufoco e empurrões, na parada certa.

Isso sem falar na insegurança, nos furtos, assaltos e nos motoristas despreparados que colocam em risco a vida dos passageiros ao conduzirem os ônibus como carros de Fórmula 1. Também existem os motoristas desequilibrados, completamente tã tãs, que discutem e brigam (de porrada mesmo) com passageiros e só param nos pontos de ônibus quando querem. Enfim, muitos motoristas não têm o mínimo de respeito pelos passageiros, principalmente se estes forem idosos. Claro que existe muito profissional competente, mas, infelizmente, eles estão se tornando a exceção e não a regra.

Preciso dizer que estou completamente revoltada com essa campanha? Acho que não. É mais do que notório que para atrair mais usuários ou pelo menos manter os atuais é preciso investir no setor, aumentar a frota de ônibus, contratar profissionais competentes, oferecer um serviço de qualidade onde as pessoas possam ser transportadas com o mínimo de conforto, segurança e pontualidade. Afinal, nós merecemos respeito, pagamos passagens caras e temos direito de exigir um serviço de qualidade.

Vale a pena ler de novo

  • A lição final
  • A sangue frio
  • Crônicas de Nárnia
  • George e o segredo do Universo
  • O caçador de pipas
  • O Pequeno Príncipe

Ache aqui:

Seguidores