GIRLSPT.COM - Cursores Animados
A Magia do Espelho: Campanha contra o preconceito - faça a sua parte

A Magia do Espelho

Espaço para devaneios, reflexões, desabafos, dicas culturais e otras cositas más

Campanha contra o preconceito - faça a sua parte

Acho ótimo a cara lisa do povo de dizer que não tem preconceito com nada, de ficar repetindo frases como: "eu até tenho um amigo gay" (daqui a pouco vai ser: "eu até tenho um amigo hetero"), "não sou racista, não acho que todo preto é marginal", "os gordos não sofrem preconceito", "viva à diferença". Como já disse aqui uma vez, ser preconceituoso está fora de moda.

Oi? Vai um óleo de peroba aí? A gente sabe (pelo menos eu sei) que esse discurso de "não sou preconceituoso" muitas vezes é apenas isso mesmo: um discurso. Já faz parte do nosso cotidiano ouvir campanhar que combatem o preconceito contra negros, deficientes físicos e homossexuais, mas ainda existem muitos preconceitos que as pessoas insistem em dizer que não existe, como o preconceito aos gordos, não precisam nem ser obesos mórbidos. Eis que hoje me deparo com a seguinte notícia no jornal:

GUARDA MUNICIPAL

Prefeitura reintegrará candidata gorda


Uma candidata que havia sido desclassificada por excesso de gordura num concurso para integrar a Guarda Municipal de Várzea Paulista (54 km de São Paulo) terá de ser reintegrada ao processo seletivo por decisão da Justiça. A prefeitura afirma que não irá recorrer. A alegação da defensora pública Thais dos Santos Lima foi a de que não há previsão legal que regulamente o percentual máximo de gordura corporal.

E ainda dizem que não existe preconceito contra os gordos. Gente, acho que todo mundo sabe, porque algumas vezes nós mesmos somos preconceituosos, apesar de ser difícil admitir, que os gordos sofrem sim preconceito. É um olhar com um riso na boca, é um comentário maldoso, um cochicho, uma piada sem graça.

O engraçado e também triste é que as pessoas têm dificuldade em aceitar que esse preconceito existe, é o que eu tenho percebido sempre que discuto esse assunto com alguém. Geralmente, escuto o seguinte: "Isso não existe, é besteira. A capacidade e a beleza das pessoas está além do exterior. Não sei por que você se preocupa com isso, até parece que você é obesa".

Oi? Será mesmo que a gente acredita que a beleza e a capacidade das pessoas está no interior e não na aparência? E outra, por acaso nós temos que ser vítimas diretas de preconceito para lutar contra ele? Quer dizer que eu preciso ser negra, gay e deficiente física para lutar contra o preconceito aos negros, gays e deficientes? Fala sério meeeessssmoooooo!!!!!!!

Gente, vamos parar de fechar os olhos para os preconceitos que nos rodeiam, vamos enxergar os nossos próprios preconceitos e combatê-los. Vamos crescer como seres humanos. Preconceito não é, nunca foi e nunca será uma coisa boa, acho que todo mundo sabe. Não é necessário fazer uma passeata ou um movimento para lutar contra o preconceito, a solução está nas pequenas atitudes, está em aprender a tratar as pessoas pelo que elas realmente são, o que está muito além do corpo, da cor, da aparência e dos bens materiais. Vamos refletir e crescer.

1 comentários:

Unknown 17 de março de 2009 às 13:09  
Este comentário foi removido pelo autor.

Vale a pena ler de novo

  • A lição final
  • A sangue frio
  • Crônicas de Nárnia
  • George e o segredo do Universo
  • O caçador de pipas
  • O Pequeno Príncipe

Ache aqui:

Seguidores