GIRLSPT.COM - Cursores Animados
A Magia do Espelho: Flexionar, estender e se dobrar

A Magia do Espelho

Espaço para devaneios, reflexões, desabafos, dicas culturais e otras cositas más

Flexionar, estender e se dobrar


Hoje fiz minha primeira aula de isostretching e saí de lá muito satisfeita, mas com todos os músculos do meu corpo tremendo, parecia até que tava com Mal de Parkinson. Depois do expediente de trabalho, aceitei o convite de uma amiga e resolvi aproveitar essa aula oferecida gratuitamente para todos os colaboradores do Banco do Nordeste.

Até hoje, sabia muito pouco sobre essa atividade física. Para mim, isostretching era aula de alongamento. Ledo engano! A aula teve alongamento, mas trabalhou muito mais com o equilíbrio e com o fortalecimento muscular. E haja músculos!

De acordo com a minha pesquisa no oráculo Google, o isostretching é uma técnica de origem francesa que consiste “em uma ginástica terapêutica composta por exercícios que permitem simultaneamente alongar e fortalecer isometricamente os músculos do corpo, atuando na prevenção e no tratamento das alterações osteomusculares”¹.

O nome da técnica é composto pela junção de dois termos:

Iso = Isometria (o antagonista faz contrações musculares que neutralizam o movimento articular) + Stretching = Um termo em inglês, que significa alongamento. Neste caso, o que interessa é o alongamento do sistema ligamento-músculo².

Nas aulas de isostretching podem ser utilizados diferentes materiais. Hoje nós utilizamos bolas gigantes, tipo as que o Kiko tem, claro que bem mais resistentes. Me senti como se estivesse na rua brincando com meus coleguinhas, mas além da diversão também tinha a dor muscular.

Fui para a primeira aula com o pé atrás, tímida e receosa, mas me diverti bastante (apesar das dores) e pretendo continuar praticando isostretching. Afinal, qual mulher não quer ficar toda durinha e aumentar a flexibilidade?

Saiba mais sobre o isostretching:

Benefícios

- Possibilita correção da postura;
- Melhora a flexibilidade/elasticidade e o alongamento da musculatura;
- Fortalece isometricamente a musculatura;
- Evita a incontinência urinária;
- Melhora condição física;
- Aumenta a conscientização corporal;
- Melhora a circulação sanguínea e linfática;
- Aumenta a capacidade cardiorrespiratória;
- Diminui as tensões musculares,promovendo bem-estar e qualidade de vida.

Indicação

- Melhora da postura corporal;
- Encurtamentos musculares;
- Aquisição de uma boa forma física.

2 comentários:

salamandra mágica 13 de fevereiro de 2009 22:40  

Tipo assim: tb quero fazer :D

Jana B. 2 de março de 2009 10:47  

Quero "brincar" de bola tb. Já vi uma reportagem sobre esse tipo de exercício e ficou bem interessada. Pensei em até comprar uma dessas bolas, mas o preço.....

Vale a pena ler de novo

  • A lição final
  • A sangue frio
  • Crônicas de Nárnia
  • George e o segredo do Universo
  • O caçador de pipas
  • O Pequeno Príncipe

Ache aqui:

Seguidores